INSTITUCIONAL

 

O DAES – Departamento de Água e Esgoto Sanitário do Município de Juína foi criado em 03 de Julho de 2001 por força da Lei Municipal de nº. 604/2001, que seguiu a tendência da época, que foi a municipalização do sistema de saneamento em Mato Grosso, que era gerenciado pela extinta Sanemat e vinha tendo grandes problemas para manter qualidade de atendimento nos Municípios.

 

A Criação do DAES veio ao encontro de uma grande necessidade da população do Município, que demandava da prestação de serviços de qualidade nesta área. Com este objetivo foi criado a Autarquia Municipal com objetivo de gerir e fomentar o sistema de distribuição de água no Município.

 

Atualmente o DAES/Juína conta com mais de 8.100 ligações ativas de água, que são atendidas 24h horas. O fornecendo água tratada dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de saúde e cerca de 500 ligações de esgoto, esgoto este tratado pelo sistema de lagoa de tratamento.

 

O DAES possui hoje 29 servidores, responsáveis pelos serviços administrativos, operacionais e técnicos do sistema, investindo anualmente com recursos próprios na expansão de rede e modernização do sistema, principalmente referente a captação e tratamento de água. Atende ainda os três Distritos pertencentes ao Município.